Grupo Negragem

Grupo Negragem

Compartilhar

Na proposta de dar voz para aqueles que vem de onde nós vem e passar nossos conhecimentos em forma de arte, o grupo de estudos agora é, também de teatro!

Photos 11/03/2020

Se fazer grupo que debate relações étnicos-raciais nas perifas de Fortaleza, não é uma tarefa fácil. Em um Estado que nega a existência de nós negros, afirmar sua negritude já é um ato de resistência e resiliência. Sendo assim, o Negragem nasce da necessidade de falar sobre nós, nasce da ausência de um educação antirracista, cresce diante da percepção que as escolas e os professores são reprodutores de racismo.
Então, como nós podemos ser lidos como segregacionistas? Não sabemos. Por isso, estamos em público, por meio dessa nota, para deixar nítido que o Negragem não é excludente, muito ao contrário disso. Sentimos muito ao ver pessoas, com motivos escusos, espalhar inverdades sobre o grupo e a nossa atuação. Acreditamos que levantar calúnias sobre nós e nossa forma de atuação seja mais uma faceta do racismo de cada dia. Sabemos que estamos indo pelo lugar certo quando a branquitude se incomoda diante das nossas denúncias. E é por isso que vamos continuar fazendo! Vamos continuar denunciando e apontando os seus privilégios!
Vocês, man@s negr@s, sempre terão as portas do diálogo abertas conosco e vocês não-negros que querem somar nessa luta, no entendimento que o racismo estrutural existe e que foi criado pela branquitude, também são bem-vindos se quiserem dialogar. Apenas tenham noção do seu lugar e de seus privilégios diante de um mundo que é heteronormativo, cis e branco.
O Negragem não quer construir muros, nunca quis, mas sim pontes, para que nós negros possamos ter um vida plena, sem imposição de estereótipos que nos inviabilizam, nos maltratam e nos mata.
Com isso, por meio desta nota, deixamos bem ESCURO que não nos calaremos diante de falsas acusações, calúnias e difamações e que se for necessário lidar com isso juridicamente, lidaremos.

O Negragem não é bagunça!

06/03/2020

No dia 08/03 iremos apresentar a II edição do Sarau Insubmissas, no Centro Cultural do Grande Bom Jardim, de 17h às 19h.

Serão artistas negras do território mostrando o seu poder e talento!

Juntamente com o sarau, terá uma feirinha com a galera Feira do Vixe, que também trará pessoas autônomas do território e irão mostrar os seus trabalhos.

E ainda vai ter um reggaezin com músicas só de mulheres, hein?

Programação recheada, não é? Então corre pra chegar cedo e pegar tudoooo

Photos from Grupo Negragem's post 11/12/2019

Um sonho de criança! No dia 23/11 conduzimos a programação infantil do Centro Cultural Banco do Nordeste.

As crianças e os pais entraram na brincadeira e aprenderam um pouco sobre a cultural afrcana, além de conversarem sobre como é importante o aprendizado e a difusão dessa cultura.
Houve a confecção e a explicação da importância e o significado das máscaras africanas e das bonecas abayomis. Em seguida, apresentamos a esquete "Sonho de Criança", cena do espetáculo "Negragem, coragem!".

Foi um lindo trabalho e ficamos encatadxs com todas as crianças! @ Centro Cultural Banco do Nordeste

Photos from Grupo Negragem's post 03/12/2019

Para iniciar bem o mês de Novembro, apresentamos o espetáculo "Negragem, coragem!" no Teatro Marcus Miranda, Centro Cultural do Grande Bom Jardim.

O espetáculo conta com 4 atos cênicos onde as protagonistas são xs jovens pretxs e lindxs da favela!

Fotos incríveis por: @ Teatro Marcos Miranda

Photos from Grupo Negragem's post 07/11/2019

Perdeu o cine-debate que nós promovemos agora no Centro Cultural Grande Bom Jardim? Pois corre que ainda dá tempo de assistir a nossa apresentação do espetáculo"Negragem, coragem!", às 19h no teatro Marcus Miranda.

Quer que seu negócio seja a primeira Arte E Entretenimento em Fortaleza?
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Categoria

Telefone

Endereço


Rua Conde D'Eu, 560
Fortaleza, CE
60.055-070